Musicas de Carnaval Nazarenas: as Marchas

0
marchas nazarenas

O Carnaval é tempo de diversão, de convívio e sobretudo de muitas experiências, tudo combinado numa festa gigante. E também, de um modo geral, onde há festa tem que haver música, e na Nazaré temos algo que nos distingue dos restantes Carnavais (não desvalorizando): as marchas, que são as nossas musicas de carnaval.

Então, como são as musicas de carnaval Nazarenas?

Apesar das marchas terem surgido anteriormente, a ideia das marchas gerais foi posta em prática pela primeira vez em 1970, por Edmundo Maurício (um dos melhores músicos que a Nazaré viu nascer), sendo que a primeira Marcha Geral chamava-se “É Entrudo, encosta tudo”. As marchas gerais são o símbolo (hino) que marca um Carnaval, de acordo com o mote (tema) de cada ano carnavalesco. É como chamar “a marcha principal” do Carnaval da Nazaré.

Então, as marchas ficaram definidas como as musicas de carnaval Nazarenas. E são mesmo nazarenas, porque as marchas são feitas totalmente por nazarenos: desde a letra, música até às vozes que a acompanham. Com um ritmo e um cunho bem registado, as marchas nazarenas têm também um simbolismo único. Isto porque na maior parte das vezes, as letras são apenas entendidas por nazarenos.

Desde então, também os grupos quiseram ter uma marcha que os identificasse. Como tal, todos os anos cada grupo lança uma marcha de forma a marcar o seu respectivo ano. As letras não têm obrigatoriedade de conter o ano nem o mote – cada um faz a sua letra e música! Criatividade não falta na Nazaré!

Os vários tipos de marchas de carnaval

Com o avançar dos anos e da tecnologia, assistimos à classificação das marchas de carnaval e ao surgimento de marchas completamente diferentes do habitual. Actualmente podemos classificar as marchas do Carnaval da Nazaré em cerca de três tipos: a marcha séria, a marcha alternativa, e a marcha “à troncagem”.

A marcha séria é baseada no amor e dedicação ao Carnaval e à Nazaré; a marcha alternativa, mais levada para a “brincadeira”, com temas interessantes de onde saem trabalhos únicos e bem distintos uns dos outros; já a marcha “à troncagem” é o estilo mais antigo de marcha, de onde qualquer forma e feitio de instrumento sai uma marcha.

Atualmente, são feitas por ano cerca de 80 a 90 marchas de Carnaval dos mais diversos estilos. Foi uma das razões detrás da criação do Blog Carnaval da Nazaré, de forma a partilhar com todos as marchas do Carnaval da Nazaré. Hoje em dia podemos afirmar que as marchas são mais conhecidas por todos os Nazarenos (e não só!) devido ao Blog Carnaval da Nazaré.