Onde passar o Carnaval 2017?

0

É uma das questões que muitas vezes vemos por aí, por quem gosta de se divertir nesta altura do ano. Mas tem resposta fácil. Se nos perguntarem “onde passar o Carnaval 2017” nós respondemos com toda a certeza e com orgulho: na Nazaré!

Porquê? Vamos dar-lhe agora razões para vir à Nazaré e deixar para trás alguns dos Carnavais mais conhecidos em Portugal e no Mundo como Torres Vedras, Loulé, Ovar e até mesmo o Brasil (caso goste de viajar):

  • O Carnaval da Nazaré é genuíno e tradicional
    • Basta ver o que nós no Blog Carnaval da Nazaré promovemos: a Nazaré e toda a nossa cultura, costumes e tradições. A nossa maneira de vestir, as nossas marchas… tudo isto faz com que nós tenhamos “O Carnaval mais típico de Portugal“. Não temos sambas, não temos nada retirado de outros Carnavais… Tudo o que temos é nosso. E temos bastante orgulho nisso! 🙂
  • É grátis!
    • Para assistir ou participar não tem de pagar absolutamente nada. O Carnaval da Nazaré é feito das pessoas para as pessoas, pelo que pode estar a assistir aos desfiles (que são livres para toda a população e visitantes!) e estar com as pessoas que fazem desta festa aquilo que ela é. De certeza absoluta que será bem recebido(a) e que caso mostre que “quer entrar na brincadeira” os próprios nazarenos o(a) irão incluir. Muitas pessoas da terra dizem que “quando menos se tem, mais se diverte“, tal acontece porque basta um batuque qualquer para começar a festa: se não há um tambor, há com certeza uma panela ou algo para fazer barulho. As cantigas vêm logo de seguida! Logo podemo-nos divertir sem gastar um tostão!
  • É mais duradouro (sim, é mesmo… esqueça os 3 dias)
    • O Carnaval da Nazaré começa bem antes dos 3 dias destinados ao Carnaval propriamente dito (conhece a expressão “a vida são 2 dias, o Carnaval são 3“?). As preparações começam bem antes da altura, desde os carros alegóricos, as marchas, bem como a organização dos grupos (onde alguns chegam a ter mais de 400 pessoas). Os bailes de Carnaval, que decorrem em várias colectividades da Nazaré começam cerca de 4 semanas antes do Carnaval propriamente dito, chamados de “bailes de Máscaras”, onde existe um concurso onde os prémios oferecidos aos participantes são bastante aliciantes. Por exemplo, em 2017 o primeiro baile é dia 28 de Janeiro.
  • O Carnaval da Nazaré não se explica, sente-se.
    • Esta citação é muito utilizada pelos nazarenos apaixonados pelo Carnaval, e aqui descrevemos a nossa última razão pela qual deve visitar a Nazaré este Carnaval: é uma festa única. Única no sentido em que todas estas tradições, costumes e diferenças relativamente a outros Carnavais fazem com que nós, nazarenos, queremos tanto que esta época chegue. É a derradeira festa de todos os Nazarenos. E o Carnaval da Nazaré está em todo o lado, desde a típica rua, até aos restaurantes e bares que acolhem e recebem centenas de mascarados, que aproveitam estes dias como se fossem os últimos. É uma emoção que só é possível descrever se cá passar (nem que seja um dia).

Ficou convencido(a)? Ainda bem. O calendário / programa já está lançado. Só falta você. Cá o(a) esperamos, na “praia mais típica de Portugal”.

Se não ficou convencido(a), passe por cá. Experimente, e verá que é exatamente como eu descrevi neste breve artigo.

De uma maneira ou outra, nós estamos aqui à sua espera. A Nazaré sempre teve e terá os braços abertos para o(a) receber.