História do Carnaval da Nazaré: Doçuras

0

Hoje vamos recordar um dos grupos com mais ternura em todo o Carnaval da Nazaré. Estamos a falar de um dos grupos que marcou a história do Carnaval da Nazaré, as Doçuras.

As Doçuras no programa Big Show SIC, em 1996

Mas antes vejamos a história da criadora deste grupo, Natacha Estrelinha. Daqui vem a história do grupo. Com 12 anos, a Natacha sentiu ainda mais o gosto pelo Carnaval, que desde cedo se tornou num hábito, também por via do pai Luís Estrelinha – um dos grandes músicos do Carnaval da Nazaré. Como gostava muito de dançar, resolveu chamar amigas como a Paula e a Íris, bem como algumas amigas da irmã Joana, e assim surgiu o grupo.

Em 1996, primeiro ano das Doçuras, o grupo tinha cerca de 12 irrequietas crianças desejosas de participar no Carnaval da Nazaré. Nesse mesmo ano as Doçuras participaram no programa televisivo Big Show SIC, bem como uma atuação no teatro Chaby Pinheiro.

Já no ano seguinte o grupo continuou o seu crescimento, e no ano seguinte as Doçuras chegam aos 20 elementos. Daí em diante foi sempre a subir, durante 15 anos com os mais diversos temas. Um grupo que foi inicialmente criado para dançar nas salas (como rancho infantil) passou para os desfiles até que chegou a um máximo de 40 crianças de idades entre os 2 e os 14 anos, que depois arrecadou vários prémios entre Melhor Rancho Infantil e Melhor Grupo de Desfile.

O último ano de Doçuras foi em 2011, e devido à falta de grupos e ranchos a exibirem-se nas salas de baile, é certamente um dos grupos que nós no Blog Carnaval da Nazaré gostaríamos que regressasse.
O Video Karaoke que publicamos junto com este post – a marcha das Doçuras no seu último ano (2011) – é também o recordar do que este grupo do Carnaval da Nazaré foi outrora, e que mais uma vez apelamos ao regresso de tempos semelhantes aos de antigamente.

Endereçamos um agradecimento especial à Natacha Estrelinha, criadora do grupo pelo material fornecido.